20080622

Detalhes na arquitetura e construção

O uso do bambu é milenar, adotado por muitos povos em todos os continentes do mundo. Além de extremamente versátil, é um material resistente, flexível, leve, fácil de manusear e transportar. Por tão diferentes qualidades o bambu pode ser empregado na construção civil, na confecção de utensílios, no artesanato, na fabricação de móveis, de tecidos e até mesmo de alimentos.
Existem no mundo cerca de 1100 espécies de bambu, divididas em cerca de 90 gêneros, todos eles resistentes às temperaturas baixas e altas. Algumas espécies crescem como pequenas gramíneas ou chegam a 40 metros de altura. No Brasil existem muitas espécies nativas e exógenas (não-nativas), como o bambu da espécie Bambusa vulgaris, presente em muitas regiões do país, sendo, contudo, oriundo da China.

Pau para toda obra


Alguns tipos de bambu são muito resistentes, como o Bambu Gigante (Dendrocalamus giganteus), originário de Burma, e o Bambu Guadua (Guadua angustifolia), que veio da Colômbia, Equador e Venezuela. Estes bambus são compatíveis ao aço e à madeira, e podem ser utilizado em vigas, pilares e estrutura de telhado.
Na construção do CES foram utilizadas três espécies: o Bambu Gigante, cujas peças de 12 m de comprimento dão sustentação para o telhado inteiro; o Bambu Phyllostachys pubescen, utilizado nas triangulações espaciais e os Bambus Phyllostachys áurea chamado de Bambu-Mirim, utilizados em outras estruturas. A construção com bambu no Centro foi realizada por Roberto Harris (ZUMM) e sua equipe.
O bambu é uma fonte de matéria-prima rapidamente renovável que seqüestra 30% de carbono a mais do que outra vegetação de mesmo porte. Motivos mais que suficientes para que a utilização deste recurso natural tão precioso seja incentivada.





Nenhum comentário: