20081010

Passo a Passo


A Bioconstução é uma arquitetura de baixo impacto que visa a melhor eficiência energética, o melhor aproveitamento dos recursos naturais e um menor descarte de resíduos. A Bioconstrução, portanto, promove um ciclo integrado na natureza, fazendo assim um resgate do que seria a boa arquitetura. Por esses motivos o CES optou pela bioconstrução, observando seus princípios desde o início do projeto e, com esta cartilha, procura levar adiante esse conhecimento.
Para realizar uma bioconstrução é necessária uma avaliação profunda do entorno, isso implica em estudar muito bem o espaço da futura construção e decidir pelos materiais de acordo com as características climáticas do local. Essa análise possibilita a escolha de materiais como o bambu, o tipo de terra, de pedras e de madeiras, além dos vários tipos de resíduos que são sempre bem-vindos, como serragem, palha de arroz, lascas de madeira, ou ainda garrafas, vidros e outros.
Considerar a cultura do lugar e o perfil da mão-de-obra existente é fundamental para construir algo mais próximo da paisagem e gerar renda.

Educação para a Sustentabilidade

Bioconstrução representa uma quebra de paradigma em relação aos modelos lineares que estamos acostumados. Optar por esse novo modelo, mais holístico e sistêmico, requer uma mudança em nossos hábitos de consumo e em nossa própria visão de mundo. Exatamente por integrar homem e natureza é que a Bioconstrução significa uma solução sustentável para implantação de moradias mais saudáveis e de baixo impacto.

Nenhum comentário: